Apesar de todos os cuidados, sabemos que acidentes podem acontecer e em alguns casos envolver vítimas, nestas horas o mais importante é manter a calma e em hipótese nenhuma deixar o local do acidente ou deixar de prestar socorro às vítimas mesmo que você não tenha sido o culpado ou não tenha sido afetado pelo acidente.


A primeira coisa a fazer é acionar os serviços públicos de emergência dependendo da via que você está rodando, seguem aqui alguns dos números:

  • SAMU (Serviço de atendimento móvel de urgência) - 192 

  • Corpo de Bombeiros - 193

  • Polícia Federal - 191

  • Polícia Rodoviária Estadual - 198


Caso você não faça os acionamentos e aguarde até que o socorro seja prestado, a situação pode ser considerada um crime de Omissão de Socorro, crime previsto no Código Penal brasileiro, em seu art. 135. A descrição do ato é "Deixar de prestar socorro a quem não tenha condições de socorrer a si próprio ou comunicar o evento a autoridade pública que o possa fazê-lo, quando possível". E se você foi o causador do acidente, omitir socorro também poderá responder por lesão corporal e homicídio.


Uma vez acionados os serviços de emergência, entre em contato com a Roncco imediatamente, através do número de plantão (11) 942539980 ou encaminhando um email com o assunto “problema urgente em uma locação” para contato@roncco.com.br e nós orientaremos você sobre os próximos passos.


É importante que, antes de abrir um Boletim de Ocorrência com a Polícia (B.O), você entre em contato conosco.